Mesmo com as chuvas que caíram em Caraúbas nos meses de fevereiro, março e abril, os apicultores do município não estão muito entusiasmados com a colheita de mel para 2017 e a produção deverá ser uma das mais baixas dos últimos anos.
No Projeto de Assentamento Santa Agostinha, localizado na várzea caraubense, o apicultor Evanildo Costa explicou que mesmo com as chuvas houve a necessidade de multiplicação das colmeias, tendo em vista que devido a estiagem prolongada nos últimos anos as abelhas morreram ou mesmo foram embora em busca de um local com mais alimento e água.
"Com a estiagem dos últimos 5 anos as abelhas sumiram, mesmo a gente colocando água e comida, mais elas desapareceram e com isso tivemos que fazer o processo de multiplicação das colmeias, que dura cerca de 22 dias e que se divide uma colmeia em duas. Mas para ter a produção precisaríamos de mais chuvas, coisa que não temos no momento", frisou Evanildo.
Ainda de acordo com Evanildo, que no início do período chuvoso contava com apenas duas colmeias e hoje tem oito, com as poucas chuvas que vem caindo na região a produção do mel por parte de suas abelhas será baixíssima ou quase nada.
0 comentários:
Postar um comentário