O crescimento da renda da população mais pobre no Brasil nos últimos 15 anos foi insuficiente para reduzir a desigualdade. Segundo estudo divulgado nesta semana pela equipe do economista Thomas Piketty, famoso por propor a taxação dos mais ricos para reduzir as disparidades na distribuição de renda, a maior parte do crescimento econômico neste século foi apropriada pelos 10% mais ricos da população.
De acordo com o estudo, conduzido pelo World Wealth and Income Database, instituto codirigido por Piketty, a fatia da renda nacional dessa parcela da população passou de 54,3% para 55,3% de 2001 a 2015. No mesmo período, a participação da renda dos 50% mais pobres também subiu 1 ponto percentual, passando de 11,3% para 12,3%. A renda nacional total cresceu 18,3% no período analisado, mas 60,7% desses ganhos foram apropriados pelos 10% mais ricos, contra 17,6% das camadas menos favorecidas.
A expansão foi feita à custa da faixa intermediária de 40% da população, cuja participação na renda nacional caiu de 34,4% para 32,4% de 2001 a 2015.
- Compartilhar:


Postagens Relacionadas:
GRUPO DE ORAÇÃO "OBRA DE MARIA" PROMOVERÁ MAIS UM CINEMA NA PRAÇA EM CARAÚBAS
Na noite deste sábado (27), o grupo de oração "Obra de Maria" da Paróquia de São Sebastião de Caraúbas, promoverá mais um cinema na praça. O filme "Kung Fu Panda" começará a ser exibido às 18h30min, na praça da Capela de … Leia Mais...
DEPUTADO KELPS LIMA REÚNE LIDERANÇAS OESTANAS DO PARTIDO SOLIDARIEDADE EM CARAÚBAS
/
Na tarde deste sábado (27), o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), reuniu várias lideranças oestanas nas dependências da Câmara de Vereadores de Caraúbas, para tratar sobre o fortalecimento do Partido Solidar… Leia Mais...
ESCOLA ESTADUAL SEVERIANO MELO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO TRADICIONAL "ARRAIÁ DA ESTADUÁ"
A Escola Estadual Severiano Melo, do município de mesmo nome, já fechou toda sua programação para o "Arraiá da Estaduá", evento junino que se tornou referência como um dos maiores da região.
O evento está agendado para … Leia Mais...
CARAUBENSE E PROFESSOR DA UFPB, WALLACE SOUZA PRODUZ ARTIGO COM COLEGA RELACIONANDO O COMÉRCIO AO BEM ESTAR
O caraubense e hoje professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wallace Souza, juntamente com o também professor e doutor Erik Figueiredo, ambos do departamento de economia, produziram um interessante artigo que … Leia Mais...
RIO GRANDE DO NORTE ATINGE 1 MIL MORTES MATADAS EM 2017
De acordo com informações do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO), na manhã deste sábado (27), o estado atingiu a sangrenta marca de 1 mil Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em 2017.
Os dados… Leia Mais...
0 comentários:
Postar um comentário