O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) participou, na manhã de hoje (23), de uma reunião da bancada federal potiguar com os prefeitos do Rio Grande do Norte. No encontro, gestores e parlamentares discutiram a necessidade de um aporte emergencial de recursos do Governo Federal para ajudar os municípios. Walter Alves defendeu uma revisão do pacto federativo.
“Eu sou um deputado municipalista. Converso permanentemente com os prefeitos. Vejo e sinto a preocupação dos prefeitos. A situação é desesperadora. A solução é uma revisão do pacto federativo para que os municípios possam prestar os serviços essenciais e pagar os servidores”, disse Walter Alves.
A reunião, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), foi convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e contou com a participação de 135 prefeitos. A Femurn quer que o Governo Federal edite uma medida provisória assegurando um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) de pelo menos R$ 4 bilhões.
O AFM já foi decretado em três outras ocasiões: 2010, 2012 e 2014. Com a medida, a Femurn espera que os prefeitos consigam regularizar as finanças dos municípios.
Walter Alves confirmou apoio à causa e disse que vai lutar para a medida seja decretada o mais rápido possível. “O Governo Federal precisa ajudar os prefeitos do Brasil e, especialmente, do Rio Grande do Norte. A solução da crise passa pelo facto federativo, mas essa ajuda é necessária agora. Nosso mandato está sempre à disposição dos municípios”, contou.
Reunião
A reunião da bancada federal potiguar com os prefeitos contou com a presença dos senadores Garibaldi Alves Filho, José Agripino e Fátima Bezerra, além dos deputados federais Walter Alves, Rafael Motta, Antônio Jácome, Zenaide Maia, Beto Rosado, Felipe Maia e Fábio Faria. O encontro foi intermediado pelo presidente da Femurn, Benes Leocádio.
0 comentários:
Postar um comentário