Unidades de Conservação (UCs) brasileiras devem contar, a partir de 2019, com o auxílio de drones na fiscalização e gestão, em especial na Amazônia. Três modelos de veículo aéreo não tripulado serão testados nos próximos meses pelo Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que vai identificar como os equipamentos podem contribuir para a gestão das UCs. O plano é aprovar uma normativa interna para que os drones possam começar a serem usados oficialmente em 2019.
Atualmente, a suspeita de um acampamento de madeireiros ou garimpeiros, por exemplo, pode exigir até o fretamento de uma aeronave. Mas sobrevoar uma área gera altos custos e ainda alerta os criminosos. Silencioso e discreto, o drone é um apoio tático ideal para operações desse tipo.
Três equipamentos foram adquiridos para a fase de testes. O asa fixa, que se assemelha a um pequeno avião, vem acompanhado de duas câmeras multifuncionais, cujos sensores o tornam ideal para atividades de mapeamento. Já as duas unidades do asa rotativa vêm com câmera ultra HD e infravermelho. Além do uso tático em operações de fiscalização, eles podem pairar sobre incêndios florestais e enviar informações em tempo real que orientem as equipes no combate ao fogo. Além disso, são úteis no cálculo do volume de madeira de desmatamento – tarefa ainda feita manualmente.
Foto: Foto: arbitragery / flickr / creative commons
- Compartilhar:


Postagens Relacionadas:
XII SEMMEIA FOI LANÇADA EM CARAÚBAS
Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto realizou o l… Leia Mais...
RELATÓRIO APONTA QUE A PETROBRAS REDUZIU EM 15% A EMISSÃO DE GASES POLUENTES EM 2016
Um relatório divulgado pela Petrobras nesta segunda-feira (05) mostra que a emissão de gases de efeito estufa totalizou 66,5 milhões de toneladas no ano passado.
Diante dos investimentos em pequisa e desenvolvimento, a… Leia Mais...
DEMORA NA COLETA DE LIXO TEM GERADO RECLAMAÇÕES POR PARTE DA POPULAÇÃO EM CARAÚBAS
Moradores do centro da cidade de Caraúbas, e de alguns bairros da zona urbana do município, estão reclamando na demora do recolhimento de lixo por parte da prefeitura municipal.
De acordo com informações, a empresa re… Leia Mais...
BRASIL LANÇA METAS DE PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS
O Brasil apresentou, na última quinta-feira quinta-feira (08), "Dia Mundial dos Oceanos", compromissos voluntários para a conservação dos recursos marinhos durante a Conferência sobre Oceanos 2017, realizada pela Organiza… Leia Mais...
NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, PREFEITURA REALIZA GRANDE MOVIMENTO ECOLÓGICO COM O PLANTIO DE 350 MUDAS EM CARAÚBAS
No "Dia Mundial do Meio Ambiente", a Prefeitura Municipal de Caraúbas, promoveu através das Secretarias Municipais do Desenvolvimento da Educação e Desporto e de Políticas do Campo e Meio Ambiente um grande movimento eco… Leia Mais...
0 comentários:
Postar um comentário